Imagem Whattsapp AMSlog Imagem Solicitar Ligação

Simule seu frete - Preencha as informações abaixo que logo nossa equipe entrará em contato!

AMSLog

BLOG DA AMSLOG

Impacto político
Coluna de Consultores - publicado em 15/10/2018

O Comercio International de produtos não só no Brasil como em quase todos países do mundo é refém de políticas tarifarias, burocracias fiscais e políticas econômicas que impactam diretamente nas taxas cambiais. Cada governo tem suas politicas de proteção da indústria e comercio nacional exonerando ou aumentando impostos de segmentos conforme necessidades visualizadas.

Na importação hora necessidades de abastecimento de determinado segmento pode diminuir impostos para atender a população como já vimos com o caso do feijão a pouco tempo, ou em outros momentos o pneu chinês pode estar concorrendo de forma muito agressiva com a indústria nacional e se cria um anti-dumping para esse item, é preciso estar sempre atualizado com essas mudanças que podem impactar diretamente os seus negócios.

Na exportação pode parecer que está mais imune já que há isenção de vários impostos, porem nosso “custo brasil” já é muito alto o que nos deixa vulnerável também, uma mudança na politica de preço do diesel ou dos fretes por exemplo , vai gerar custos para cadeia logística que vai impactar no preço final do produto lá fora.

O governo a todo momento muda procedimentos, cria novas exigências, muitas vezes afim de evitar fraudes mas que também impactam empresas que trabalham de forma correta aumentando a necessidade de novos procedimentos, documentos, as políticas econômicas refletem diretamente em taxas de juros de financiamentos, taxa do dólar e tudo isso deve ser levado em conta.

Mas não há necessidade de ter medo de tudo isso, conhecendo os riscos, se mantendo bem informado e tendo bons profissionais ao seu lado se diminui a chance de possíveis problemas e prejuízos e se trabalha de forma tranquila e com qualidade,  altos e baixos sempre vão ocorrer não importa qual governo esteja no poder o importante é se manter atualizado e preparado.

Conte conosco,

Mariele Fabbri 
Diretora Operacional AMSLOG