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Logística de entrega: saiba como estruturar processos eficientes
Coluna de Consultores - publicado em 06/11/2018

Um bom funcionamento da logística de entrega reduzirá os trabalhos desnecessários e garantirá a satisfação dos clientes.

A logística de entrega é importante para que a sua empresa não tenha prejuízos. O serviço engloba processos como receber mercadorias, estocagem, abastecimento coletivo e preventivo, transferências, separação, conferência e embarque.

Ou seja, a logística atuará na sistematização e automatização dos processos reduzindo erros operacionais. Claro que para isso há a necessidade de um treinamento de equipe e da aplicação de tecnologias, como por exemplo, os coletores de dados.

Por que estruturar processos?

Primeiramente, a operação de logística não deve ser tratada como um custo para a empresa, mas sim como uma função estratégica para atingir seus resultados.

Mesmo que a empresa possua força de vendas e uma equipe comercial muito forte, nada adiantará se não conseguir entregar um pedido corretamente.

Se não funciona adequadamente, pode gerar diversos prejuízos para a organização, como por exemplo, um alto índice de devolução, alto índice de horas extras em troca de mercadoria, alto índice de divergência de estoque, demoras no processo de inventário, demora no processo de separação e expedição, nível de serviço baixo, e claro, insatisfação dos clientes.

Pensando nisso os processos precisam ser otimizados como indicaremos abaixo.

Mas, como estruturar processos eficientes?

Para ter mais eficiência nas entregas da sua empresa, comece criando e definindo rotas fixas. Identifique os clientes regulares e as regiões de entrega, feito isso defina rotas que incluam os clientes da mesma região, com esses dados não precisará planejar entregas do zero.

Faça um calendário de entregas, levando em conta os horários de pico no trânsito e anotando as restrições de horários de seus clientes para receber mercadoria. Além de facilitar o serviço de entrega, garantirá menos transtornos para a empresa e para o cliente.

Outra estratégia importante é mapear as dificuldades existentes nos trajetos, assim reduzirá os riscos de atrasos, acidentes ou até mesmo roubos de mercadoria. Também mapeie as condições das vias para que não ocorram danos aos veículos.

E não se esqueça de planejar o volume da carga que será destinado para cada caminhão, tanto para manter o controle quanto para não receba multas por irregularidades.

Considere as informações do pós-venda

A qualidade de logística do seu negócio está completamente ligada ao pós venda, pois é nesse momento em que são relatadas as satisfações e insatisfações do cliente com a entrega do produto.

Monitorar o atendimento pós-venda é importante para compreender e medir as maiores queixas, os erros cometidos, os imprevistos que mais acontecem, e assim tomar decisões de melhorias contínuas.

Além disso, os funcionários que trabalham com o pós venda precisam de informações suficientes para resolver os imprevisto de forma rápida e eficiente.

Um atraso, por exemplo, pode ser resolvido com um bom atendimento e as informações corretas e necessárias sobre aquele processo de entrega.

Além disso, é possível se antecipar a possíveis problemas de entrega adotando um sistema de gestão logística, que oferece funções de acompanhamento e desempenho do transporte.

O auxílio da tecnologia

Atualmente, a tecnologia nos permite uma comunicação rápida e troca de informações eficientes. Portanto, trabalhe com a comunicação com os clientes.

Ao monitorar os processos de entrega, procure comunicar ao cliente se ocorrerá algum atraso, e se ocorreu qual a solução. Trabalhar dessa forma evitará transtornos para o seu negócio.

Torne o processo de devolução simples e prático

A diferença entre uma logística de excelência de outra pouco eficiente, com certeza é a agilidade com que a empresa lida com os problemas.

Para as empresas que não tem uma logística de entrega eficiente e integrada, a devolução de mercadoria costuma ser um grande problema.

É possível tornar as devoluções simples e práticas com um sistema de logística onde rapidamente se podem localizar notas fiscais e agilizar a separação de um pedido.

Conclusão: Comece a trabalhar na sua logística de entrega!

Para organizar e otimizar as entregas é importantíssimo que se tenha uma logística bem estruturada, com planejamento, sistema de monitoramento, e resoluções rápidas.

Para isso a empresa tem que desenvolver um sistema de gestão que integre os setores e os funcionários em prol de uma comunicação ágil e eficiente.