Imagem Whattsapp AMSlog Imagem Solicitar Ligação

Simule seu frete - Preencha as informações abaixo que logo nossa equipe entrará em contato!

AMSLog

BLOG DA AMSLOG

04 mitos da importação
Dicas de Comex - publicado em 29/05/2019

Com certeza você já deve ter ouvido em algum lugar que importar no Brasil é algo impossível, não?

De que a fiscalização não perdoa nenhum erro e que sua carga vai ficar parada na receita.

Sabemos que existem verdades e muitas mentiras exageradas nesse meio.

A fiscalização aduaneira é realmente dura e exige muito do importador, mas nem tudo que é falado no mercado é verdade.

E agora vamos citar alguns mitos que atrapalham a vida de muitos.

  1. Habilitar no RADAR é impossível

O radar já foi um problema enorme de conseguir, hoje em dia não é mais, pois com a Instrução Normativa 1.603/15, tudo ficou mais simples.

Hoje o processo se tonou algo muito mais prático. O próprio importador ou exportador pode solicitar sua habilitação no Portal Único Siscomex através de uma certificação digital, com segurança e praticidade.

Se por acaso você escolher a habilitação do Radar Expresso, a mesma ocorre no mesmo dia em questão de segundos, podendo começar a importar no mesmo dia.

  1. Registrar a DI no horário certo

Não deixa de ser mais uma lenda!

Muitos importadores têm calafrios em saber que Declaração de Importação pode ser registrada no meio da tarde, ou que 5 processos serão registrados ao mesmo tempo.

Mais de 90% de todos os todos os processos que não tem restrição são direcionados ao canal verde de parametrização, ficando 10% (ou menos) para canais de conferencia.

E esse fato de registrar a noite, ou um de cada vez, não é motivo para que uma DI seja direcionada para conferencia.

O sistema é inteligente e escolhe qual despacho aduaneiro vai ser direcionado. Mas não é por causa do horário ou por causa da quantidade registrada, que ele será avermelhado.

  1. A fatura comercial precisa ser assinada de caneta azul

Mais um mito clássico.  Não fazemos ideia de quem inventou que se a documentação estiver assinada de outra cor, não será aceita.

O regulamento aduaneiro obriga que o documento seja assinado de próprio punho, sem uso de carimbos ou chancelas. Nenhum lugar exige que seja assinado apenas de caneta azul.

Já imaginou que estranho seria você explicar pro chinês que se ele assinar de caneta preta, as autoridades brasileiras não irão aceitar a documentação?!

  1. A documentação na importação é muito complexa

Muitos acreditam que a documentação na importação é complexa e que poucas empresas conseguem cumprir tudo que foi solicitado.

Mas isso não é verdade. Os documentos para importar são os seguintes: fatura comercial, packing list, conhecimento de embarque e diversos certificados (dependendo da mercadoria).

Seguindo um roteiro, não vai haver erro algum. A legislação é exigente, porém não é impossível de cumprir. A legislação é exigente, mas não é impossível de cumprir. Basta você se planejar e fazer tudo conforme as regras.

Como devo fazer para que esses mitos não se tornem reais?

  • Planeje sua operação com antecedência
  • Conheça todas as regras

Se você conhece como funciona a importação no Brasil, e segue as regras exatamente como devem ser seguidas, nenhum desses problemas atrapalhará suas operações.

Se a documentação aduaneira estiver correta, checada antecipadamente, e estiver dentro do que o regulamento aduaneiro exige, nada disso irá acontecer com você.