Imagem Whattsapp AMSlog Imagem Solicitar Ligação

Simule seu frete - Preencha as informações abaixo que logo nossa equipe entrará em contato!

AMSLog

BLOG DA AMSLOG

ANO NOVO CHINÊS: os impactos nas importações
Dicas de Comex - publicado em 20/01/2021

ANO NOVO CHINÊS: os impactos nas importações

 

Brasil e China são países com relações comerciais internacionais importantes, mas suas diferenças culturais e distâncias geográficas exigem atenção, portanto, certas datas (como o Ano Novo Chinês) não afetarão o bom andamento dos negócios.

O grande problema de não estar atento ao calendário chinês, principalmente em datas relevantes como o Ano Novo, são os eventuais transtornos que podem acontecer em relação aos prazos de entrega das importações, que podem trazer muitos problemas!

Há muitas previsões sobre como essa "pausa" afetará as importações nos próximos dias, especialmente nesta situação de pandemia. Bem, as medidas de segurança sendo avaliadas interferirão diretamente nas operações da empresa e devem ser interrompidas antes do esperado.

Entenda os impactos do Ano Novo Chinês nas importações

Entre todos os feriados chineses, o Ano Novo é considerado o feriado mais importante. 

Para entender a importância do Ano Novo Chinês para os residentes, todos costumam tirar uma semana de folga, fazendo com que todas as linhas de produção do país parem. 

Sabendo disso, muitos importadores do Brasil e de outras partes do mundo costumam antecipar suas compras para garantir que os produtos adquiridos cheguem a tempo. Isso aumenta muito a demanda da fábrica, e ela pode não aceitar pedidos de última hora no final.

Os importadores esperam que essa situação melhore com a queda do dólar, principalmente no setor automotivo.

A expectativa do departamento é que os impostos de importação também sejam reduzidos. Isso afetará diretamente as pessoas que fazem negócios com montadoras ou dependem de peças para produzir carros.

Pandemia e Celebrações

Todos os anos, por causa do Ano Novo Lunar, milhares de pessoas vêm à China para participar das celebrações, seja como turistas ou com a família e amigos.

No entanto, no ano passado, quando chegou a data, o país enfrentou graves consequências devido à pandemia do coronavírus. Sua popularidade não é alta, mas seus registros estão crescendo rapidamente.

Como resultado, de acordo com o site do portal "G1", Pequim cancelou suas famosas comemorações e muitas atrações turísticas visitadas durante o ano foram fechadas, inclusive a Cidade Proibida.

Portanto, essas decisões afetaram a indústria do turismo e a economia asiática. Além disso, o isolamento social também reduz as atividades comerciais e industriais.

As empresas devem parar entre 15 dias e uma semana antes do Ano Novo. Na verdade, o governo incentiva uma parada com duas semanas de antecedência para evitar multidões de pessoas cruzando o país nesta época do ano.

Se atente aos prazos estabelecidos pelos fabricantes 

Durante o período que antecede o Ano Novo Lunar, os fabricantes chineses somente aceitam pedidos que possam ser entregues antes do início do festival. Ao contrário do que acontece no nosso país, na China, algumas fábricas só conseguem realizar metade da produção ou têm necessidades especiais durante o feriado de meia duração, enquanto a produção na China só inicia a produção e reinstala as encomendas após um período de descanso.

Embora essa pausa dure apenas uma semana, muitos fabricantes costumam estender o período de descanso por mais uma semana, em até 15 dias, o que duplica o tempo de entrega do pedido.

Outro ponto importante é que o tempo de adiamento pode ser diferente, ou seja, algumas fábricas podem permitir feriados antes ou depois.

Ainda de acordo com o relatório acima, o período de 20 de janeiro ao último dia de fevereiro costuma ser marcado por pouca ou nenhuma atividade dos importadores, pois as fábricas estarão totalmente paralisada.

Faça um planejamento logístico detalhado

Antes de fazer qualquer importação antes ou mesmo antes do Ano Novo Chinês, certifique-se de que seu plano de logística esteja claramente definido e explicado em detalhes.

O motivo é simples: não só as fábricas param nesta época do ano, mas também todos os serviços necessários durante o processo de importação!

Quer se trate de serviços de transporte para portos ou armazéns, procedimentos de desembaraço aduaneiro no país de origem, e até serviços de embarque a bordo de navios, todos ficarão suspensos por muito tempo, por isso tome cuidado.

Seja consistente com cada prestador de serviço responsável por cada etapa de sua importação, ou certifique-se de que seu operador logístico o impeça de encontrar serviços que param em determinada data sem esperar.

Como cada etapa está relacionada e afetará todo o prazo, é fundamental que tudo seja unificado e planejado com cuidado para que o Ano Novo Chinês não afete sua entrega!

 

Conte com a AMS Log!