Imagem Whattsapp AMSlog Imagem Solicitar Ligação

Simule seu frete - Preencha as informações abaixo que logo nossa equipe entrará em contato!

AMSLog

BLOG DA AMSLOG

AWB - Air Waybill no Transporte Aéreo
Dicas de Comex - publicado em 23/11/2018

AWB é um documento de conhecimento de transporte aéreo, emitido pelo agente de carga conforme o padrão solicitado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Cada companhia aérea possui seu próprio número de série, que identifica a companhia aérea e o responsável pelo transporte somente com os três primeiros dígitos. Nele consta todas as informações relevantes sobre o embarque como empresa emissora, transportadora, dados do remetente, nome, telefone, CNPJ, endereço, país de origem, peso e dimensões das embalagens.

 Depois são informadas as referências do destinatário e em seguida as informações do faturamento, sobre quem efetuará o pagamento do FRETE (COLLECT ou PREPAID), e se aplicável quem vai pagar os impostos de importação, etc. Dependendo da negociação do frete, o documento é enviado ao exportador ou importador após a emissão para ser conferido e aprovado.

A indústria aérea adotou um formato padrão para a AWB que é usada por todo o mundo em voos domésticos e internacionais. Diferente da BL (Bil of Lading), a AWB não é negociável.

Além de possuir mais duas categorias este documento ainda pode equivaler ao seguro e a fatura do frete. A MAWB (Master Air Waybill), que é o conhecimento de embarque é emitido pelo agente de carga, para cargas consolidadas e/ou diretas. O MAWB representa o total de carga que foi recebida e/ou enviada pelo agente e entregue à companhia aérea para seguir com o embarque.

 E  HAWB (House Air Waybill), é emitida também pelo agente de cargas, referente a uma carga que foi consolidada ou não. Pois devido a tramites no destino, uma única remessa poderá seguir com MASTER e HOUSE, pois em alguns casos o agente de carga na origem, tem a necessidade de informar os dados de seu parceiro “agente de carga” no destino para receber e desembaraçar a carga para o cliente final. E é comum um embarque com vários pedidos do mesmo cliente, porém com fornecedores diferentes emitir vários conhecimentos (HOUSE) destes, para cada fornecedor com suas respectivas mercadorias.

Autores: Equipe AMS