Imagem Whattsapp AMSlog Imagem Solicitar Ligação

Simule seu frete - Preencha as informações abaixo que logo nossa equipe entrará em contato!

AMSLog

BLOG DA AMSLOG

Bill of Lading
Dicas de Comex - publicado em 30/01/2019

Como funciona o BL?

Conhecimento de Embarque Marítimo ou Bill of Lading é um documento de emissão do armador. Ele define a contratação da operação do transporte internacional e comprova o recebimento da carga na origem, é obrigatório entrega-lo no destino, podendo ser assinado pelo comandante do navio ou pela agência marítima que representa o armador.

O BL além de servir como documento base para o desembaraço aduaneiro, é essencial para realizar operações de importação e exportação, e também a prova de posse e propriedade da mercadoria. Sua emissão correta é imprescindível para evitar gastos extras com sua correção, e um desembaraço sem problemas.

Já o House Bill of Lading é emitido pelo agente de cargas que é responsável pelo transporte de mercadorias. Após a análise e aprovação do cliente é enviada a autorização para emissão do HBL original. Este deve ser preenchido pelo exportador ou despachante na origem.

Na importação, não é possível o registro da carga no Departamento da Marinha Mercante e no DI sem o conhecimento de embarque. Já na exportação, o HBL original deve ser enviado para o importador para assim a carga ser liberada no país de origem.

Depois do pagamento das taxas do BL o mesmo é liberado para retirada da mercadoria no exterior, não havendo a necessidade de reter o documento até que o serviço de exportação seja pago pelo importador.

No BL deve conter informações indicadas ao armador e ao embarque, como a data da emissão, nome do navio, denominação da empresa emissora, número do conhecimento, portos ou pontos de embarque, tipo de mercadoria e características gerais, embarcador, destino e transbordo, consignatário, etc.