Imagem Whattsapp AMSlog Imagem Solicitar Ligação

Simule seu frete - Preencha as informações abaixo que logo nossa equipe entrará em contato!

AMSLog

BLOG DA AMSLOG

Commodities já são 67% das exportações
Dicas de Comex - publicado em 20/05/2020

Com a crise do novo coronavírus, as dependências das exportações brasileiras das commodities aumentou. 

De janeiro a abril, o segmento representou, em valor, 67% do total das vendas externas do país. Este é o maior percentual já registrado desde pelo menos 2008, quando ficou em 42%, e oito pontos acima de igual período do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O movimento ocorre sobretudo porque os principais destinos dos produtos manufaturados do Brasil, como a Argentina e os Estados Unidos, ainda passam por paralisação generalizada das atividades comerciais em função da pandemia.

Ao mesmo tempo, a China, principal parceiro comercial do Brasil, começa a relaxar as medidas de isolamento social.

Em abril, o volume exportado de commodities aumentou 17,1% em comparação com o mesmo mês de 2019. No quadrimestre, houve alta de 8,1% ante o mesmo período do ano passado. Entre as não-commodities, o volume exportado recuou 30,1% e 18,4%, respectivamente, nas duas comparações analisadas.

“Provavelmente no segundo semestre não teremos exatamente esse cenário, as exportações devem ter um desempenho pior, só que as importações vão cair ainda mais”, afirma Lia Valls, pesquisadora associada do Ibre/FGV.