AMSLog

BLOG DA AMSLOG

Confira 5 desafios da importação e como enfrentá-los
Dicas de Comex - publicado em 09/10/2018

Lidar com importação não é uma tarefa simples. Por isso trazemos 5 desafios comuns ao se tratar de importação e como enfrentá-los, confira!

✔ Prazos: Um dos grandes desafios da importação pode dizer respeito ao atraso de entrega dentro do planejado. Para que isso não ocorra é essencial um planejamento detalhado já pensando um adicional de morosidade, e assim evitando atrasos, transtornos e imprevistos.

✔ Câmbio: Nos casos que a importação ocorre pela qualidade do produto em outros países, a variação do câmbio não é tão preocupante, mas nos casos que as empresas estão em busca de baixo preço, a alta do dólar, por exemplo, pode causar prejuízos e afetar diretamente os custos. É indicado que seja calculado o valor da importação já com uma margem de erro, para em casos de alta, esse valor possa ser absorvido sem danos à empresa. Em caso de queda no câmbio, os importadores saem no lucro.

✔ Impostos:  É essencial que as empresas façam uma planilha de custos, que inclua importâncias como o frete Internacional, seguro, Imposto de Importação, PIS/Pasep, Cofins, taxas portuárias, taxas de armazenagem, ICMS e despachante aduaneiro.

✔ Burocracia: Etapas repetitivas, diversos processos, órgãos reguladores diferentes, demora de análise, entre outros, são as principais reclamações. Além de lidar com todas as documentações e regulamentações brasileiras, as empresas importadoras também precisam atender e interpretar as normas de outros países.

✔ Parceiros e Fornecedores: Infelizmente, são comuns os casos de surpresas desagradáveis com matérias primas ou produtos adquiridos com fornecedores desconhecidos.  Antes de fechar qualquer negócio, verifique a qualidade do processo de produção e a capacidade produtiva do fornecedor.