AMSLog

BLOG DA AMSLOG

Conheça o passo a passo da importação aérea
Dicas de Comex - publicado em 09/10/2018

O processo de importação aérea é bastante amplo, por isso confira o passo a passo que preparamos para você:

✔ Recebimento: Antes da chegada do avião, as companhias aéreas devem informar à Infraero quais são as características da carga, para que o recebimento seja preparado da maneira correta e com os equipamentos adequados.

✔ Armazenagem: Após o recebimento, a carga vai para o processo de armazenagem, sendo direcionada a diferentes setores, de acordo com sua natureza e características, como peso, forma, embalagem e tamanho. Ela pode ir para pátios, armazéns, frigoríficos ou terminais.

✔ Conferência aduaneira: Neste momento, o representante legal da carga, que pode ser o próprio importador ou seu despachante aduaneiro, deve se fazer presente ao local para verificar sua situação. E, caso não haja nenhum tipo de problema legal ou avarias que devam ser investigadas, inicia-se o processo de liberação da mercadoria.

✔ Liberação: Iniciado com a entrega e o registro de documentos previstos por lei, o trâmite de liberação passa por uma análise fiscal realizada pela Receita Federal do Brasil, que pode ou não solicitar a conferência documental e/ou física da mercadoria, dependendo do canal de verificação que ela seja disposta. Para que a carga seja nacionalizada e finalmente possa ser retirada pelo importador ou seu responsável legal, a entrega do extrato do documento liberatório e mais alguns documentos e comprovantes são imprescindíveis.

Deseja saber mais? Converse conosco!

Telefone: (13) 3219-5050.