Imagem Whattsapp AMSlog Imagem Solicitar Ligação

Simule seu frete - Preencha as informações abaixo que logo nossa equipe entrará em contato!

AMSLog

BLOG DA AMSLOG

Conhecimento de Embarque
Dicas de Comex - publicado em 08/07/2019

Com o passar dos anos, o comercio exterior passa ater mais visibilidade e com isso muitos empreendedores começaram a importar e exportar seus produtos. Mas para isso, é necessário conhecer os documentos e procedimentos nos processos entre os diferentes países. Sendo assim, temos o conhecimento de embarque.

Junto a carga que vai ser enviada a um ponto de destino, deve estar acompanhada de um documento que consta os dados para identificar o remetente, destinatário e outras informações que podem ser importantes na identificação. É bom lembrar que alguns dos documentos são nomeados pelo termo conhecimento de embarque.

Vamos te explicar tudo neste artigo!

 

O que é conhecimento de embarque e qual sua importância?

O conhecimento de embarque ou conhecimento de carga é um documento emitido pelo responsável do transporte com a finalidade de descrever os dados importantes na operação, tais como:

  • embarcador;
  • consignatário;
  • quantidade e tipo de itens embarcados;
  • locais de embarque e descarga;
  • dados do meio de transporte;
  • valor do frete.

A assinatura que deve constar no documento é da pessoa responsável pelo navio ou avião ou alguém autorizado, confirmando que os itens descritos foram recebidos a bordo em boas condições, no local acordado e se comprometendo a entrega-las no destino acordado, mediante o pagamento do frete.

Esse documento é considerado muito importante, pois através dele é definido a contratação do transporte entre os países, e acaba se tornando um comprovante assim que o recebimento no local de destino for confirmado. Ele também declara a obrigação da mercadoria ser entregue no local de destino acordado.

Quais são os tipos de conhecimento de embarque?

O conhecimento de embarque, chamado de BL (Bill of Lading), também pode ser usado como um contrato e comprovante de recebimento da carga.

O BL é emitido pela empresa responsável pelo transporte e deve conter três vias.

O pagamento é feito pelo embargador, tendo três opções de pagamentos: pré-pago, a pagar e pago no destino.

Multimodal

O BL atende as operações multimodais, onde é contratado um armador e o transporte de um ponto a outro.

O documento acaba cobrindo toda a operação e também em outros modais, a responsabilidade do maior acaba sendo ainda maior.

Afretamento

Já o Charter Party Bill of Lading é o conhecimento baseado em afretamento. Nada mais é que a contratação de navio realizada diretamente com um armador, normalmente para transporte de carga exclusiva, que não encontra em navios de linha regular o espaço suficiente, ou frete desejado, portos de embarque ou desembarque pretendidos.

Conhecimento de embarque aéreo

  • AWB (Air Waybill)

É emitido pela companhia aérea responsável pelo transporte ou pelo agente, nos casos em que as cargas NÃO são consolidadas.

  • MAWB (Master Air Waybill)

É emitido para a companhia aérea quando a carga é consolidada pelo agente. Descreve os volumes de todos os embarcadores que foram consolidados.

  • HAWB (House Air Waybill)

É emitido pelo agente, direcionado para cada embarcador, com detalhes das cargas que estão sendo enviadas e consolidadas no MAWB.

Quais são as funções do conhecimento de embarque?

  1. Ele serve como um título de propriedade da mercadoria — lembrando que o documento é transferível e negociável;
  2. confirmar o contrato de transporte entre o usuário e a companhia que realizou a entrega;
  3. pode ser visto como um recibo de entrega ao transportador.

 

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Conte com a AMS!