Imagem Whattsapp AMSlog Imagem Solicitar Ligação

Simule seu frete - Preencha as informações abaixo que logo nossa equipe entrará em contato!

AMSLog

BLOG DA AMSLOG

Diferenças entre sistemas Multimodais e Intermodais
Dicas de Comex - publicado em 08/02/2019

  • Transportes Multimodais

Envolve a movimentação de bens em dois ou mais modos de transporte, utilizando um único contrato de transporte emitido por um OTM (Operador de Transporte Multimodal). Sendo assim se assume perante ao embarcador, a total responsabilidade pela operação da origem ao destino – não simplesmente como um agente, mas como um transportador principal.

Simplificando, a variedade dos meios de transporte utilizados nas operações dos sistemas multimodais é pouca. Mas existe o OTM, que geralmente organiza todo o trânsito de mercadorias em nome de um cliente com quem firmou contato.

  • Transportes Intermodais

Esse sistema tem uma visão generalizada que engloba todas as atividades da logística, tendo em vista reduzir e eliminar algumas resistências ao movimento contínuo de transportes e equipamentos de transporte da origem até o destino.

De outra maneira, no modelo intermodal, a cada nova mudança de meio ou modal de transporte, um contrato diferente entra em vigor para acompanhar a carga.

Ainda nesse caso, geralmente, usa-se o termo para definir operações que utilizem mais de um tipo de meio de transporte para cumprir seu trajeto até o destino. Porém, a acomodação e o modo de tração da carga permanecem, mesmo substituindo a forma do modal.