Imagem Whattsapp AMSlog Imagem Solicitar Ligação

Simule seu frete - Preencha as informações abaixo que logo nossa equipe entrará em contato!

AMSLog

BLOG DA AMSLOG

Entenda as diferenças entre NVOCC e Armadores
Dicas de Comex - publicado em 25/01/2019

  • O que é o NVOCC?

Non Vessel Operator Common Carrier (transportador comum não proprietário de navio), é o transportador efetivo de mercadorias. Assume todos os riscos inerentes à operação de transporte. O NVOCC consolida pequenos volumes de mercadorias em um container, acompanha a carga desde o armazém do fornecedor até o porto no destino final e recebe um percentual sobre o valor do frete mais despesas. O mesmo também realiza todo o processo de consolidação marítima perante órgãos como a Receita Federal e o Departamento da Marinha Mercante.

Os NVOCC compram espaços em navios full-containers para embarcarem   containers com cargas consolidadas de diversos clientes. Eles atuam no transporte marítimo de mercadorias, mas, não são proprietários de navios, no entanto mantém um contrato de aluguel do espaço no navio com o armador, chamado de Shot Charter.

  • Quem são os Armadores?

Armadores são os proprietários de navios e containers utilizados no transporte de mercadorias em território nacional e internacional. São também empresas que possuem concessões de utilização de containers e navios de terceiros para o transporte de cargas. No comércio exterior é de extrema importância para a atividade como um todo.

Os navios são classificados pelo tipo de carga, logo, são das mais variadas categorias e transportam todo e qualquer tipo de carga existente, como produtos secos, granel (sólidos e líquidos), frigoríficos (perecíveis ou congelados), cargas perigosas, etc.