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Incoterm
Dicas de Comex - publicado em 20/02/2019

  Os Incoterms referem-se aos Termos Internacionais do Comércio. Ou seja, se trata-se de cláusulas contratuais de comércio exterior das quais têm o objetivo de estabelecer diversos quesitos entre compradores e vendedores em relação a entrega da mercadoria, bem como tudo o que não está embutido na precificação dos produtos.

  Estas regulamentações determinam questões como quem se responsabilizará pelo seguro da carga, quem irá imputar-se com o frete ou ainda o ponto de entrega.

  À escolha correta do Incoterm pode ser crucial no momento de realizar negociações vantajosas no comércio exterior. Tal escolha deve ser considerado o acordo estabelecido entre as partes envolvidas, o mesmo definirá o valor dos produtos adquiridos ou fornecidos. Os aspectos do Incoterm passam pela natureza do produto, o modal transportado e as obrigações de cada ator do processo.

  Conheça abaixo os tipos de Incoterms:

  •   Incoterm EXW:

Neste termo há obrigação mínima para o vendedor. O comprador se compromete com todos os custos e riscos envolvidos na retirada da mercadoria do estabelecimento de fornecimento da mesma.

  •   Incoterm FCA:

As obrigações do vendedor encerram na entrega da mercadoria, desembaraçada para a exportação, aos cuidados do importador internacional designado pelo comprador.

  •   Incoterm CPT:

É responsabilidade do vendedor contratar e efetuar o pagamento do frete para transportar a mercadoria ao local de destino definido e com impostos quitados.

  •   Incoterm CFR:

O desembaraço da exportação torna-se responsabilidade atribuída ao vendedor assim como o pagamento de frete. Caso queira se prevenir o comprador deve contratar o seguro da mercadoria.

  •   Incoterm DAT:

À partir do momento do depósito da mercadoria, no terminal de destino da carga, efetuado pelo vendedor, suas responsabilidades são cessadas. Bem como o risco sobre o transporte, que passa a ser do comprador.

  •   Incoterm FOB:

O vendedor extingue suas obrigações quando a mercadoria transpõe a amurada do navio no porto de embarque indicado e o comprador assume todas as responsabilidades quanto à perdas e danos.

  •   Incoterm FAS:

O vendedor é responsável apenas pelo desembaraço da carga para exportação. Após este processo o comprador assume todos os riscos e custos com carregamento, quitação de frete, seguros e demais despesas.

  •   Incoterm CIP:

Nesta modalidade o vendedor arca com as mesmas responsabilidades ditas no CPT, acrescidas da contratação e pagamento do seguro até o destino. O seguro pago pelo vendedor tem apenas cobertura mínima.

  •   Incoterm CIF

  O vendedor é responsável pelo desembaraço da carga para à exportação, bem como à quitação de fretes e contratação de seguro.

  À responsabilidade da mercadoria é transferida do vendedor para o comprador no momento da transposição da amurada do navio no porto de desembarque. Os riscos à partir da entrega são do comprador.