BLOG DA AMSLOG
Lead Time em Logística
Dicas de Comex - publicado em 18/02/2019

O que é lead time em logística?
Lead Time na logística representa o período de tempo que passa entre a chegada de um pedido e a entrega do produto ao cliente. O objetivo é ter mais precisão no cálculo dos processos de entregas de mercadorias, garantindo maior domínio sobre os procedimentos e indicadores maios assertivos a respeito do estoque e compras.
Como exemplos de atividades que integram o lead time, pode-se citar:
- aquisição de insumos;
- fabricação;
- processamento de pedido;
- embalagem;
- e transporte.
Por que o lead time em logística é importante?
Os consumidores valorizam o tempo e o levam em consideração na hora de decidir por uma compra. Também os processos internos de uma empresa são baseados em tempo. Assim, ao buscar um fornecedor, por exemplo, é natural que a equipe de compras verifique quais são os prazos de entrega.
Na área de logística, o lead time é importante, pois existem vários fatores que definem o sucesso do departamento. Entre eles: ciclo de vida dos produtos, controle rígido de estoques, mercado dinâmico que depende de negociações cada vez mais voláteis.
O lead time também é um desafio constante na área de logística. Isso porque é preciso controlar rigorosamente o tempo que se leva para comprar matéria-prima, produzir e entregar produtos finalizados para os clientes. O tempo nunca pode ser maior do que o cliente está disposto a esperar.
Como calcular o lead time em logística?
Veja, a seguir, uma série de dicas para fazer este cálculo baseando-se num processo logístico de produção de um produto ou serviço:
- Liste todos os insumos/produtos necessários para um trabalho específico. Coloque nessa lista as matérias-primas, os insumos, produtos e até itens de reparos e manutenção;
- Investigue quanto tempo será gasto para adquirir cada item e calcule o tempo de deslocamento dos itens do fornecedor até chegar na empresa;
- Selecione os itens com prazo mais longo e veja quanto tempo será necessário para recebê-los;
- Baseie-se nesses tempos para estabelecer o número de dias ou horas para produzir ou completar seu produto ou serviço;
- Acrescente o tempo de espera para que o produto ou serviço chegue ao tempo exigido para fabricar. Este será o lead time para entregar ao cliente final.