Imagem Whattsapp AMSlog Imagem Solicitar Ligação

Simule seu frete - Preencha as informações abaixo que logo nossa equipe entrará em contato!

AMSLog

BLOG DA AMSLOG

Lead Time em Logística
Dicas de Comex - publicado em 18/02/2019

O que é lead time em logística?

Lead Time na logística representa o período de tempo que passa entre a chegada de um pedido e a entrega do produto ao cliente. O objetivo é ter mais precisão no cálculo dos processos de entregas de mercadorias, garantindo maior domínio sobre os procedimentos e indicadores maios assertivos a respeito do estoque e compras.

Como exemplos de atividades que integram o lead time, pode-se citar:

  • aquisição de insumos;
  • fabricação;
  • processamento de pedido;
  • embalagem;
  • e transporte.

 

Por que o lead time em logística é importante?

Os consumidores valorizam o tempo e o levam em consideração na hora de decidir por uma compra. Também os processos internos de uma empresa são baseados em tempo. Assim, ao buscar um fornecedor, por exemplo, é natural que a equipe de compras verifique quais são os prazos de entrega.

 Na área de logística, o lead time é importante, pois existem vários fatores que definem o sucesso do departamento. Entre eles: ciclo de vida dos produtos, controle rígido de estoques, mercado dinâmico que depende de negociações cada vez mais voláteis.

 O lead time também é um desafio constante na área de logística. Isso porque é preciso controlar rigorosamente o tempo que se leva para comprar matéria-prima, produzir e entregar produtos finalizados para os clientes. O tempo nunca pode ser maior do que o cliente está disposto a esperar.

Como calcular o lead time em logística?

Veja, a seguir, uma série de dicas para fazer este cálculo baseando-se num processo logístico de produção de um produto ou serviço:

  •  Liste todos os insumos/produtos necessários para um trabalho específico. Coloque nessa lista as matérias-primas, os insumos, produtos e até itens de reparos e manutenção;
  •  Investigue quanto tempo será gasto para adquirir cada item e calcule o tempo de deslocamento dos itens do fornecedor até chegar na empresa;
  •  Selecione os itens com prazo mais longo e veja quanto tempo será necessário para recebê-los;
  •  Baseie-se nesses tempos para estabelecer o número de dias ou horas para produzir ou completar seu produto ou serviço;
  •  Acrescente o tempo de espera para que o produto ou serviço chegue ao tempo exigido para fabricar. Este será o lead time para entregar ao cliente final.