Imagem Whattsapp AMSlog Imagem Solicitar Ligação

Simule seu frete - Preencha as informações abaixo que logo nossa equipe entrará em contato!

AMSLog

BLOG DA AMSLOG

Mais lucros, menos contratempos: conheça a Logística Integrada
Dicas de Comex - publicado em 31/01/2019

Mais lucros, menos contratempos: conheça a Logística Integrada

Entenda todos os pontos que fazem da Logística Integrada a solução ideal para a sua empresa.

A logística de transportes envolve diversos setores, que executam suas tarefas separadamente, com prazos e equipes diferentes. Simplificando esse sistema está a Logística Integrada, que une todas as áreas (produtos, fornecedores, armazenagem, transporte e entrega final) em um único processo. Assim, todo o fluxo segue sem pausas e atuando com um único direcionamento, permitindo seu total controle. Entenda mais nos tópicos a seguir.

O que é Logística Integrada:

A Logística Integrada é um sistema que une diversas áreas de forma eficaz e inteligente, reduzindo custos e otimizando processos. A gestão completa vai desde a coleta de insumos até a entrega para o consumidor final, garantindo o máximo de aproveitamento em cada etapa.

Principais áreas da Logística Integrada

  • Logística Inbound: Etapa que envolve a comunicação entre empresa e fornecedor, imprescindível para estreitar relações e reduzir gastos. Aqui entram negociações referentes à aquisição de insumos, armazenamento e controle de qualidade.

 

  • Logística Industrial: Onde acontece a movimentação de materiais, possibilitando maior controle sobre o estoque e reduzindo custos de produção. Aqui entram negociações referentes à abastecimento e transporte.

 

  • Logística Outbound: Ligada à distribuição física. Com os processos integrados, o tempo entre as etapas diminuem, resultando em uma entrega mais rápida ao consumidor final.

 

  • Logística Internacional (porta a porta): Como o nome sugere, o trânsito é realizado de porta a porta entre as duas partes. A empresa fica responsável pelo trâmite de uma mercadoria — desde a coleta no fornecedor até a entrega ao comprador, garantindo mais comodidade, praticidade e segurança.

 

Benefícios para a sua empresa

 

  • Planejamento objetivo e assertivo:

Quando todos os serviços e setores estão integrados, é possível ter uma ampla visão do processo a ser executado. Observando o sistema em geral, tanto os pontos fortes quanto os que precisam de mais atenção, para evitar falhas, são facilmente identificáveis. Com isso, o planejamento estratégico pode ser definido de forma clara e assertiva, otimizando o serviço e garantindo o melhor aproveitamento de cada área.

 

  • Agilidade nas decisões:

Como todos os serviços estão unificados, é possível identificar problemas com clareza, podendo agir com facilidade. Os setores ainda executam suas funções específicas, mas não atuam mais sozinhos, visto que passam a fazer parte de um processo integrado. Sendo assim, todos atuam sobre o mesmo viés, onde as decisões tomadas são aplicadas rapidamente.

 

  • Visão completa do processo, minimizando falhas:

Com a Logística Integrada, o processo é visto como um só. Fazer a gestão de um embarque se torna mais fácil do que gerir diversos serviços separadamente, lembrando que os setores ainda estarão desempenhando seus serviços porém comandados por uma só voz. Durante a execução do projeto, caso haja algum imprevisto, é possível identificar e agir rapidamente, mobilizando as áreas necessárias para solucionar o problema. Dessa forma além da análise inicial, onde todos os pontos negativos são reduzidos ao máximo, ainda é possível interferir em qualquer eventualidade sem prejudicar o fluxo e entrega previstos.

 

  • Fácil controle e implementação de processos:

Atuar com Logística Integrada é ter a certeza de que seu planejamento está sendo bem executado. A vantagem de acompanhar e gerir todos os passos com uma só equipe permite que todas as decisões tomadas sejam facilmente implementadas.

 

  • Controle de qualidade:

A Logística Integrada está relacionada também com a entrega de matérias primas e insumos, além do abastecimento e armazenamento dos mesmos. O mesmo padrão de qualidade é mantido em todas as etapas, até sua entrega final, garantindo assim que suas entregas sejam feitas com excelência.

 

  • Custos gerais reduzidos:

Gerir todo o sistema logístico possibilita a minimização de falhas no processo, ou a intervenção em casos eventuais. Todo o sistema passa a ser mais eficiente e produtivo, cortando gastos financeiros, de tempo e de equipe, indo de encontro à satisfação do cliente final.

 

  • Entregas mais rápidas:

A otimização entre os serviços envolvidos torna o processo geral mais dinâmico, o que permite a maior fluidez do serviço. Sendo assim, é possível oferecer um melhor serviço, com qualidade e agilidade nas entregas.

 

  • Vantagem competitiva:

Estar envolvido em todos os processos da logística, além de estreitar laços, permite que o serviço oferecido tenha sempre o máximo de controle e qualidade. Prever e controlar todos os passos que serão dados dentro dessa gestão, colocam sua empresa à frente do mercado.

 

Quer começar a empregar esse método no seu negócio? Fale conosco pelo fone (13) 3219-5050 ou via WhatsApp (13) 98112-9455.