Imagem Whattsapp AMSlog Imagem Solicitar Ligação

Simule seu frete - Preencha as informações abaixo que logo nossa equipe entrará em contato!

AMSLog

BLOG DA AMSLOG

Plano de Exportação
Dicas de Comex - publicado em 22/05/2019

O que o plano de exportação?

O plano de exportação é um documento onde está registrado todos os dados logísticos, estratégicos e legais de uma empresa que está começando a trabalhar ou pretende trabalhar com comércio exterior.

Assim como num plano de negócios, no plano de exportação é de extrema importância que você conheça todas as exigências legais e os tributos que estão envolvidos na operação e principalmente se é possível atuar dentro do mercado internacional.

 

Como preparar um plano de exportação?

O primeiro passo para você começar a exportar seus produtos é saber se a sua empresa atende os requisitos solicitados.

É importante fazer uma pesquisa sobre os hábitos e culturas do país que você irá exportar, para que a comunicação com os seus futuros clientes flua naturalmente. Dentro dessa pesquisa, você pode fazer uma análise se o seu produto tem um diferencial competitivo, pois ele estará concorrendo com outras marcas locais.

É necessário ter certificados e selos de qualidade dos órgãos regulamentadores para os produtos que você comercializa. Pois por exemplo, na Europa o nível de excelência é muito valorizado, sendo assim sua mercadoria só entrará no país se cumprir com todas as exigências.

Lembre-se de fazer sua inscrição no Registro de Exportadores e Importadores (REI). A realização desse procedimento é feita de forma automática na primeira atividade comercial de exportação no SISCOMEX.

 

Desenvolva uma boa logística

Agora vamos falar sobre o centro do plano de importação que nada mais é que o setor logístico. Considere sempre os seguintes aspectos citados a baixo:

Modalidade de transportes: para o envio dos produtos até o destino, é necessária a escolha da melhor maneira de transporte, seja por via aérea, marítima ou terrestre. Cada um deles terá uma série de processos, tais como: regulamentações, custos e exigências específicas;

Entrega de mercadoria: é preciso que seja estabelecido a forma de como a empresa irá entregar os produtos em um território internacional;

Escolha das embalagens: o trajeto que os produtos irão percorrer até chegar no destino é muito longo, sendo assim precisarão ter sua integridade e segurança garantidas. Então é necessário que as embalagens sejam adequadas para todo o processo.

 

Tributos e Regulamentações

Faça uma pesquisa sobre a existência de acordos comerciais entre o país que você vai exportar e o Brasil. Essas informações terão um grande impacto na redução de custos em isenções tributárias, benefícios fiscais e outras vantagens.

Saber apenas sobre as normas fiscais do Brasil não é o suficiente, é importante que você saiba sobre os tributos, taxas e regulamentações do país que você irá fazer negócio.

 

Conte com a AMSLog!