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Porque incluir impostos no seguro internacional?
Dicas de Comex - publicado em 17/06/2020

O Seguro internacional poder ser acionado logo após a carga chegar no porto de destino, nos casos em que a avaria seja apontada já na descarga, ou quando o importador receber na sua porta a carga após todo o processo de desembaraço.

Como trabalhamos atualmente de maneira prática?

Em caso de identificação de avaria na descarga, somos orientados pela própria Seguradora a enviar cartas protesto aos responsáveis e acionar o seguro no momento da descarga caso a carga seja recebida com avaria. Na grande maioria das importações, os terminais acabam identificando algum tipo de avaria e para que o processo se torne mais ágil, a orientação é seguir com o desembaraço e só acionar o seguro para inspeção física do sinistro, assim que o importador observar que na chegada da carga em sua porta, houve indícios de avaria. 

O importador tem o direito de pedir inspeção aduaneira prévia ao desembaraço para confirmar que a carga está em boa ordem. Na prática isso quase nunca acontece, em prol da agilidade na liberação se desiste da vistoria e se segue com o desembaraço, nesse caso a carga ainda continua assegurada porém nem sempre estará incluso os custos de impostos nesse seguro e o importador não será ressarcido de todos os custos que teve. O mais comum é se assegurar valor da carga FOB + Frete , as vezes ainda se inclui + 10% de despesas diversas.

E quanto custaria assegurar o valor dos impostos?

Simples, seria o proporcional ao valor dos impostos em si. Se sua carga tem cerca de 20% de impostos na importação , o custo do seguro será de 20% a mais do que assegurar somente FOB + Frete.

Se ainda tiver na dúvida nos peça uma simulação podemos lhe ajudar nessa decisão para que você tome a melhor decisão de como assegurar sua carga. 

 

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