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Posso importar apenas uma parte do contêiner?
Dicas de Comex - publicado em 17/04/2019

 

 

Sim, pode! Na verdade, a importação utilizando apenas uma parte do contêiner é mais comum do que você pode imaginar.

Você pode importar 1/3, metade, 2/3 ou o contêiner cheio. Tudo vai depender da estratégia que você irá aplicar, da quantidade de dinheiro disponível ou da sazonalidade que aquele produto requer.

Como isso funciona?

 

A IMPORTÂNCIA DO AGENTE DE CARGA

Caso você importe um contêiner cheio de produtos, você pode escolher entre contratar um agente de carga (NVOCC0 ou o armador diretamente.

Com a contratação de apenas uma parte do contêiner, você não vai precisar de uma agente de carga.

O agente será responsável pelo recebimento da carga  parcial, alocação em um armazém na origem, e depois a estufagem desta carga em um contêiner com outras mercadorias, de outros importadores.

Este processo de alocação de várias cargas, de diversos importadores, em um contêiner, com origem e destino comuns, chama-se consolidação de carga.

O EMBARQUE LCL (LESS CONTAINER LOAD)

O mercado conhece esta operação como embarque LCL, de Less Container Load.

Não há restrição também, que este processo tenha vários exportadores para um único importador.

Não entendeu?  Vou te explicar.

Você está em um processo de compra internacional, com vários fornecedores, mas a quantidade de mercadorias não irá encher um contêiner.

Então você irá contratar um agente de carga, que irá receber as mercadorias de vários fornecedores, consolidar e embarcar para o destino, mesmo que o total de mercadorias não seja o suficiente para encher um contêiner.

Nestas situações, o agente de carga preenche o restante do espaço com outros importadores.

A DESCONSOLIDAÇÃO NO DESTINO

Chegando no Brasil, o agente de carga será o responsável por fazer o redirecionamento daquela carga para um terminal em zona secundária, e assim promover a desunitização das mercadorias (desova).

O importador não tem gestão para qual terminal esta carga será direcionada, o que em algumas vezes pode ocasionar uma armazenagem mais alta.

O custo da desunitização, separação daquilo que pertence ao importador, e outros serviços agregados, já estão envolvidos no orçamento inicial, que deverão ser negociados (muito bem) previamente.

Há casos ainda em que o agente de carga permanece com a carga no próprio porto, em zona primária, desde que este tenha estrutura física para receber, desunitizar e separar a carga e entregar a cada importador daquele embarque.

Como foi escrito anteriormente, não há gestão por parte do importador sobre qual terminal esta carga será redirecionada, e ele só fica sabendo para qual terminal a carga será direcionada poucos dias antes da sua mercadoria chegar naquele porto.

Inclusive, há situações em que a mercadoria chega em um estado, é desunitizada e redirecionada para outro estado por DTA (trânsito aduaneiro).

Nestes casos, o responsável pelo trânsito aduaneiro é o agente de carga, que subcontrata um despachante no porto de entrada para promover os trâmites junto àquela alfândega.

IMPORTAR POR LCL É SEMPRE VANTAJOSO?

A vantagem principal de se importar por LCL é que você não arcará com a frete total do contêiner, que poderá ser dividido com outros importadores.

Às vezes, o tipo de mercadoria envolvida tem preço e peso elevado, o que pode tornar o transporte aéreo inviável, e também inviabilizar o pedido de uma quantidade que encha um contêiner.

A saída é fazer compras pequenas, e embarque LCL. Neste tipo de situação, o embarque consolidado é perfeito para a operação.

Porém, nem todos os locais de embarque possuem rotas regulares de carga LCL.  E aí entra a principal desvantagem.

O importador precisa pesquisar a regularidade do embarque LCL, e principalmente, o orçamento envolvido.

Às vezes, é mais barato trazer um contêiner praticamente ‘vazio’, apenas com a sua carga, do que esperar um embarque consolidado.

Se não há rotas tão regulares, e se no fim das contas os valores (LCL x FCL) quase empatam, eu não tenho dúvida de recomendar o embarque FCL, mesmo que o contêiner venha praticamente vazio.

 

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