Imagem Whattsapp AMSlog Imagem Solicitar Ligação

Simule seu frete - Preencha as informações abaixo que logo nossa equipe entrará em contato!

AMSLog

BLOG DA AMSLOG

Saiba como otimizar 5 dos maiores custos de exportação de produtos
Dicas de Comex - publicado em 14/11/2018

Mesmo com as diversas vantagens de exportar é preciso estar atento a algumas estratégias que podem otimizar os custos de logística, são elas:

1# Faça uso do Drawback para reduzir custos de exportação relacionados a tributos

O Drawback permite uma significativa redução de custos de exportação, especialmente dos tributos associados à importação de insumos desde que haja ligação com as operações de exportação dos produtos que são fabricados com esses insumos.

2# Busque formas de reduzir os custos de frete

Um dos custos de exportação mais relevantes é o frete internacional. Veja algumas soluções:

- Encontre o INCOTERM adequado

O INCOTERM (Termos Internacionais de Comércio) determina as obrigações do exportador. Antes de definir quem será responsável pelos custos de transporte, efetue uma cotação para saber se o melhor preço de frete está no país da empresa exportadora ou importadora. Compare os fretes e escolha o INCOTERM mais adequado.

- Consolide as cargas

A consolidação das cargas favorece a redução do frete nacional e internacional e deve ser realizada de forma planejada. À redução do frete segue-se um aumento no tempo de trânsito da carga.

3# Escolha as melhores embalagens para diminuir os custos de exportação

A função da embalagem garante a integridade e a segurança do produto. Sem a embalagem, o produto poderá ter problemas para ser entregue conforme as especificações, pois existem países que apresentam suas próprias especificações. A falta de cuidados com as embalagens pode gerar prejuízos financeiros elevados.

4# Use a tecnologia e melhore sua logística

A empresa que tem boa tecnologia e conta com parceiros que também têm soluções tecnológicas, podem diminuir bastante seus custos de exportação logísticos, principalmente com transporte.

5# Tome cuidado com o trânsito aduaneiro

Taxas portuárias e aeroportuárias podem ser muito altas (principalmente em zonas primárias).

Pense na possibilidade de remover os produtos para uma zona secundária (percentuais menores de taxas). Mas é bom negociar condições e preços nos locais onde os produtos serão armazenados e desembaraçados.

Nossos especialistas estão à disposição para esclarecer todas às suas dúvidas!

Entre em contato conosco em um de nossos canais!

Abraço,

Equipe AMS LOG