BLOG DA AMSLOG
Seguro de Carga
Dicas de Comex - publicado em 27/01/2021

SEGURO DE CARGA
As empresas que transportam mercadorias correm certos riscos. O seguro de carga pode fornecer proteção para eles, independentemente de atividades frequentes ou esporádicas.
O seguro de cargas protege a organização de possíveis perdas que possam prejudicar o negócio. Além disso, certos métodos deste serviço são obrigatórios. Isso significa que, ao contratá-lo, você também zelará pelo cumprimento das leis em vigor.
O que é seguro de carga ou seguro de transporte?
O seguro de cargas é a modalidade de seguro que garante que a empresa contratante indenize os danos causados pela importação e exportação de mercadorias durante viagens ferroviárias, terrestres, aéreas ou marítimas (nacionais ou internacionais).
Para garantir a proteção das empresas que se dedicam ao transporte de mercadorias e mercadorias, a celebração de contratos desta natureza é um dos elementos mais importantes na gestão do risco.
Qual é a importância da gestão de riscos no transporte?
As atividades de transporte de cargas são complexas e envolvem uma série de riscos operacionais. Isso inclui perda, dano, furto e roubo e até mesmo acidentes de mercadorias. Portanto, os gestores precisam desenvolver estratégias de prevenção que garantam a segurança das ações e dos profissionais envolvidos.
Gestão de risco é o nome deste conjunto de medidas preventivas que a empresa toma para reduzir os riscos inerentes às atividades. Portanto, é uma forma de gestão inteligente que visa prevenir ou mitigar perdas.
Essas ações incluem, por exemplo, a utilização de equipamentos de proteção e rastreamento de mercadorias e veículos, e o cadastramento e consulta aos motoristas para conhecer seu histórico. Além disso, a seguradora de carga na apólice de seguro de carga contratada pode precisar tomar algumas medidas de gerenciamento de risco.
Quais são os benefícios do seguro de carga?
Nesse caso, o seguro de cargas traz uma série de benefícios para o segurado. Um dos maiores benefícios da contratação é que os prejuízos são pagos sem dúvida, o que pode reduzir ou até eliminar todos os prejuízos em caso de sinistro.
No entanto, a conformidade com os requisitos legais também deve ser considerada. De acordo com o Edital da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nº 001/2018 de 16 de janeiro de 2018, “Todos os serviços de transporte prestados por qualquer modalidade de empresa de transporte rodoviário remunerado deverão estar cobertos pelo seguro RCTR-C”.
Quais são os principais acidentes no transporte de cargas?
Sinistro refere-se a qualquer evento em que o segurado sofra acidente ou algum tipo de perda material. No setor de transporte ou logística, o furto de mercadorias costuma ser a principal preocupação dos gestores. Isso porque, infelizmente, a incidência desses acidentes nas estradas brasileiras é muito alta.
No entanto, a maioria das reclamações no setor está relacionada a acidentes ou outros tipos de danos à carga causados por improbidade ou negligência. Esses danos são geralmente causados por queda, colisão, dano, capotamento, molhamento, incêndio ou perda durante o carregamento ou transporte.
Além disso, existem outros tipos de incidentes, principalmente relacionados a um ou outro meio de transporte, como encalhes, naufrágios e inundações durante viagens marítimas.
Quer segurança em seus processos?
Conte com a AMS Log!