Imagem Whattsapp AMSlog Imagem Solicitar Ligação

Simule seu frete - Preencha as informações abaixo que logo nossa equipe entrará em contato!

AMSLog

BLOG DA AMSLOG

Seguro Internacional
Dicas de Comex - publicado em 10/04/2019

O seguro de transporte para importação e exportação é importante para garantir a duração de um negócio que utiliza o transporte internacional de cargas em sua supply chain (cadeia logística). Ele garante a cobertura de incidentes eventuais como avarias, perda e extravios durante todo o processo de viagem, seja por terra, céu ou mar. O seguro de carga não é obrigatório, mas é muito importante a contratação caso algum problema venha acontecer.

A contratação do seguro deve ser feita de acordo com todos os riscos que a viagem possa oferecer e com a condições de compra/venda envolvidas na negociação. É preciso ficar atento as modalidades de transporte. Um detalhe muito importante: os seguros de transporte de carga podem ser contratados pelos compradores/importadores ou pelos exportadores. Isso fica determinado durante a negociação entre as partes.

O que é o seguro internacional de cargas?

A contratação do seguro internacional de cargas segue as práticas dos Incoterms (termos internacionais de comércio) que garantem os direitos e normatizam as obrigações e responsabilidades tanto dos importadores quanto dos exportadores. Os termos estabelecem um conjunto de definições de regras e práticas neutras, como o local onde os exportadores devem entregar as mercadorias compradas pelos importadores, de quem é a responsabilidade pelo pagamento do frete, qual das partes deve contratar o seguro, entre outras.